Conjuntivite Felina

Distúrbios oculares são comuns na clínica de felinos,dentre estes,a conjuntivite é o problema ocular mais comum nos gatos.Onde as vezes o curso é rápido e agudo,precisando de um tratamento correto e urgencial para impedir complicações mais graves.
A conjuntiva é uma membrana mucosa que reveste a superfície ocular e a face interna das pálpebras,incluindo a membrana nictante ou terceira pálpebra.É um tecido muito vascularizado,que desempenha funções importantes para o olho,agindo como um orgão linfóide,para a proteção de todo bulbo ocular e também com função na produção de muco para o filme lacrimal.
Os principais sinais observados na conjuntivite são :hiperemia ,quemose,secreção mucopurulenta,blefaroespasmo,epífora,protusão de terceira pálpebra e dor ocular.
Diversos patógenos ou eventos traumatizantes podem danificar a conjuntiva e causar a inflamação.
O trauma é um fator comum,principalmente nos episódios de brigas entre machos,onde pode ocorrer facilmente lacerações de pálpebras e de olho.O tratamento destas lesões é difícil,devendo-se considerar a patogenicidade da flora bacteriana normal da unha do gato.A antibioticoterapia deverá ser agressiva.
O Herpesvírus é um agente bem conhecido da conjuntivite felina.Geralmente acomete os filhotes bem cedo,podendo causar lise dos tecidos oculares,gerando úlceras e até quadros mais graves de inflamações oculares.Principalmente quando acompanhado de bactérias oportunistas,que aumentam a patogenicidade do quadro.O tratamento é fundamentado em cuidados de enfermagem,antibióticos e antivirais.É importante entendermos que o gato pode ficar curado clinicamente,mas há a possibilidade de reincidência,pois o vírus permanece nos ramos do nervo Trigêmio .
As principais bactérias causadoras ou potencializadoras da conjuntivite são a Chlamydophila felis e Mycoplasma felis.São organismos intracelulares obrigatórios que acometem principalmente filhotes e animais imunodeprimidos.A primeira causa uma inflamação intensa na conjuntiva,causando edema(quemose) bem evidente,a segunda é determinada principalmente pela formação de “pseudomembrana” na superfície ocular.O tratamento é com antibióticos tópicos(colírios e pomadas) e também oral.Quase sempre estas bactérias estão associadas com a herpesvirose.
Outros patógenos ,como os fungos,podem também causar conjuntivite,mas são menos comuns.
Algumas anormalidades conformacionais das pálpebras,congênitas ou adquiridas,podem predispor ou perpetuarem quadros de conjuntivites.Agenesia palpebral(falta de porções das pálpebras) ; o entrópio,que é o “enrolamento” da pálpebra para dentro do olho e microftalmia(olhos diminuídos de volume),são os problemas estruturais mais comuns nestes casos.
É fundamental o diagnóstico precoce,com exame clínico criterioso por oftalmologista,para se detectar a causa da inflamação.Visto que uma conjuntivite crônica ou errôneamente tratada pode trazer sérias consequências à visão do animal.Uma conjuntivite pode levar ao quadro de “olho seco”,ou seja,uma deficiência na produção lacrimal,podendo seguir a uma ulceração de córnea e uveíte,pondo em risco a integridade do olho do felino.
O diagnóstico é por exame físico direto oftalmológico e por exames laboratoriais como a citologia e cultura do material secretado.
30 respostas
  1. Cris Morais
    Cris Morais says:

    ótimo post Dr.
    tenho uma gatinha branca de olhos bicolores,
    de um tempo pra cá, ela vem tendo uma secreção em um dos olhos(no olho verde)o vet. disse e outras pessoas q tem gatos bracos, q isso é normal, pode ser causado pela exposição solar e etc..gostaria de sua opinião tbm, pra ficar mais tranquila, desde já agradeço!

    ps: a secreção é meio castanha, e ela não aprenta sentir dor, nem inchaço,so suja o olho, como uma lagrima.

    Responder
  2. Nathalia Mansur
    Nathalia Mansur says:

    Dr tenho 12 gatos e alguns deles estão com os olhos lacrimejando com uma secreção amarela com muita frequência.Gostaria de saber se isso é contagioso entre eles e nós também?
    Qual seria o melhor tratamento?

    Ps:Estou cuidando com aguá boricada.

    Agradeço desde já!

    Responder
  3. Meu cantinho com meus gatinhos
    Meu cantinho com meus gatinhos says:

    Desculpe de ter chamdo de tia, rsrsr lendo detalhadamente seu perfil e vi que é
    Drº Reginaldo rsrs…
    postei em umas das minhas comunidades e coloquei seu crédito
    afinal foi nessa fonte de me esclareci.
    Grata pela sua atenção e desculpa a minha falta de atenção.
    rsrsr.
    fique com Deus e até breve.

    Responder
  4. Angela Fada Azul
    Angela Fada Azul says:

    Tenho 2 (dos 29 gatos) que estão com apenas um dos olhos lacrimejantes…Seria essa conjutivite?Eles não coçam, e acredito que nem tenham alguma dor, mas gostaria de cuidar, depois de ler este texto. Alguma orientação?Obrigada. Também divulgarei no meu site.

    Responder
  5. Naru Ikaruga
    Naru Ikaruga says:

    oi Dr eu tenho 2 gatas em casa e uma teve filhotes ha algumas semanas e 2 dos 4 filhotes estão com os olhos saindo uma secreção que as vezes o olhos não abre eu não sei muito bem oq fazer então limpei com soro fisiológico mas 1 dos filhotes está bem melhor mas o outro continua muito ruim.
    Eu qria saber se é correto continuar limpando desse modo ou será melhor comprar um colírio?
    Desde de já Muito Obrigada!

    Responder
  6. Dani Motta
    Dani Motta says:

    Dr. Reginaldo, obrigada por nos informar em seu blog. Acompanho sempre!!! Tenho uma gata de 2 meses que tem as 3 vacinas, incluíndo da rinotraqueite. O problema é que adotei outra que chegou muito doente e quando levei ao vet, me disse estar com rinotraqueite. Esta sendo tratada com antibióticos. O problema é que minha gata mais velha começou a ficar com os olhos bem inchados e a vet disse ser conjutevite, e estamos tratanto com colírios e anti- inflamatório. Só que agora ela começou a espirrar e o olho, mesmo depois de 10 dias de tratamento, ainda não estão curados. Nesse tempo vermifuguei ambas as gatas, mas estou preocupada se a gata mais velha pegou a rinotraqueite da pequena. É possível mesmo vacinada? Pq os espirros se a vet diz ser comjutevite? E quanto tempo levamos para curar ambas?

    Responder
  7. andrea
    andrea says:

    estou com um bb gato de 13 dias ele abriu um olho e o outro não, aí de repente o olho fechado começou a ficar muito inchado e quando fui tentar limpar com soro e algodão saiu uma quantidade imensa de pus será que ele perdeu o olho?

    Responder
  8. Naara Santos
    Naara Santos says:

    Boa noite Dr. Reginaldo!
    Me ajude por favor,minha gatinha é da raça siamês,tem 48 dias e não sai de casa…a alguns dias ela começou a ter dificuldade para piscar com o olhinho esquerdo como se estivesse irritado e a pupila somente deste olho dilata.Ás vezes lacrimeja…esses sintomas não acontecem o dia todo,mas do nada surgem no decorrer no dia.Se for possível,me diga o que devo fazer,POR FAVOR!!!!
    Agradeço desde já!

    Responder
  9. Patricia Jansen
    Patricia Jansen says:

    Olá Dr, poderia me ajudar por favor!!!

    Recentemente adotei uma jovem gatinha da rua não sei se é vacinada e vermifugada. Ela tem aproximadamente 01 aninho de idade. Já veio com uma mancha esbranquiçada que dá uma cor bem opaca contra a luz, é bem transparente no olho direito, o que pode ser?
    Ela está com uma infecção nos olhos, percebi que acontece mais no olho direito. Está lacrimejando e remelando, normalmente estou limpando a área dos olhos com algodão e água, (seus olhos estão normais, não está semi fechados ou algo assim) às vezes vejo ela espirrando, quando está dormindo à noite vejo que respira pelo nariz, e na região próximo das orelhas caiu os pêlos e tem vários potinhos preto o que seria todas essas reações mencionadas?
    Lhe agradeço desde já, obrigada!

    Responder
  10. Katiana Maia
    Katiana Maia says:

    Bom dia!!
    Dr. tenho 3 gatos e eles estão com conjutivite,seus olhinhos estão quase não abrindo e vermelhos,estão muito enflamados e cosça demais.Queria saber se vc pode me dizer o que fazer?

    Ps:Estou colocando colirio e soro fisiologico é bom!?
    Desde já agradeço!!!

    Responder
  11. sirleia almeida
    sirleia almeida says:

    Doutor a minha gatinha esta com o olho esquerdo um vermelho e saindo lagrima.
    Eu estou pingando o colírio "Lacrima Plus" e melhora, mas quando ela fica no sol, os olhos voltam a lacrimejar.
    O que poderia ser ? Algo de se preocupar ou não?
    Atenciosamente:
    Sirleia F. almeida

    Responder
  12. Lorrami Silva
    Lorrami Silva says:

    ola, Dr. tenho uma siames que esta c o olho direito opaco… mas n apresenta lacrimejamento ou pluridos nem nada. o vet disse q pode ser varias coisas mas que provavelmente deve ser conjutivite…. o q vc acha? ele disse q ela pode ter pegado de outros animais… mais ela n sai de casa… nunca foi a rua.

    Responder
  13. Amanda Prates da Costa
    Amanda Prates da Costa says:

    Olá, gostaria de saber o que devo fazer com meu gatinho…ele tem dois meses e de repente apareceu com um olho completamente vermelho,como se tivesse ensanguentado por dentro, sem lacrimejar nem remelar nem "sangrar" externamente,meu filho disse que foi brincando que o machucou … mas ele fala coisa com coisa,tem 4 anos de idade e não sei o que realmente houve, o que posso fazer para que o olho dele volte ao normal?

    Responder
  14. Catia Almeida
    Catia Almeida says:

    Preciso de ajuda to desesperada. A minha gata está quase cega, tem muito fluido num só olho, não consegue abrir o olho , e quando eu o abro está branco. Quando ela se esforça muito consegue se ver o olhinho dela bem pequeno. Estou sempre a limpar o olho, pois está sempre com líquido. E está inchado a volta do olho. O que posso fazer??

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *