Proteinúria :Relação Proteína/Creatinina Urinária

Os testes por meio de fitas reagentes são pouco sensíveis,só conseguem detectar concentrações de proteínas acima de 30mg/dl de urina,além de sofrerem influências do pH,concentração e volume da amostra.Os mesmos não diferenciam a proteinúria renal da pós ou pré-renal,portanto o método mais eficaz de se detectar precocemente uma proteinúria é a relação proteína/creatinina urinária.

A insuficiência renal crônica está cada vez mais presente em nossos felinos.O tratamento é complicado,dispendioso e muitas vezes frustrante,por isso,identificar o problema prontamente é crucial.

Antigamente baseávamos nossa conduta nos parâmetros sanguíneos de uréia e creatinina,entretanto sabemos que para um aumento destas substâncias no sangue,75% da função renal já deve está acometida,o que é MUITO!

Com a relação P/C urinária podemos diagnosticar uma nefropatia muito antes de uma sintomatologia clínica ou laboratorial,podendo o tratamento ser instituído precocemente,aumentando a expectativa de vida do nosso paciente e a satisfação do nosso cliente.Além de ser uma forte ferramenta para a monitorização do tratamento e a evolução do quadro.

O teste é simples e barato*,pode ser solicitado junto com a urinálise de rotina.Deve-se ter apenas o cuidado de não coletar em quadros de processos inflamatórios ou hemorrágicos das via urinárias,ou em disproteinemias(hiperproteinemia plasmática).Nestes casos,o exame será feito posteriormente,quando estes processos forem controlados.

O recomendado é fazer três amostragens em um período de 2 semanas,calculando-se a média,obtendo-se a relação final.Porém,alguns autores afirmam que o valor obtido em uma única amostra de urina é bem fidedigno e seguro.Não esquecer que a colheita é por cistocentese.

Um resultado menor que 0,2 indica que o animal não é proteinúrico.Valores entre 0,2 a 0,4 são considerados mediamente proteinúricos,processos como febre,exercício e doença cardíaca podem causar esses valores.Estes pacientes devem ser reavaliados com 30 ou 60 dias,para confirmar ou não uma proteinúria persistente.Relação P/C urinária acima de 0,4 indica felino doente renal,as causas devem ser pesquisadas e o tratamento logo iniciado.

Colegas,a medicina avança,os conhecimentos multiplicam-se,informações são passadas rapidamente…não dá para acompanhar um paciente renal só com dosagem sérica de uréia e creatinina.Abraço!

*Em Fortaleza este exame pode ser solicitado no Laforvet (85)32641075
22 respostas
  1. Virginia
    Virginia says:

    Se a urina não for coletada por cistocentese, o resultado não é fidedigno?? Em que pode influenciar no resultado???
    Já havia pedido este teste aqui em Porto Alegre, e o laboratório nem sabia que poderia ser feito!! Adoro seu blog!! estou começando minha pós em Clínica e Cirurgia de felinos mês que vem!! Um abraço. Virgínia Carvalho

    Responder
  2. Reginaldo Pereira
    Reginaldo Pereira says:

    Virgínia,o problema da coleta por outros métodos é a contaminação bacteriana e por sujidades,mas dependendo da ocasião a urina pode ser aproveitada,porém o recomendado é a cistocentese.Parabéns pela pós e obrigado por tudo!

    Responder
  3. Nina
    Nina says:

    Parabéns mais uma vez pelas abordagens… Como vc sabe sou aluna de veterinária e nefrologia é minha grande paixão, assunto de minha iniciação científica e que provavelmente vou conduzir em minha vida profissional. Fiquei tão feliz com seu post e ainda por saber que em Fortaleza está disponivel um exame simples para rotina e que facilita a detecção precoce de uma IRC.
    Agora me resta ainda uma dúvida: Somente por cistocentese?
    Concordo com vc que não dá para acompanhar um paciente renal só com dosagem sérica de uréia e creatinina ainda que isso seja rotina. Seu post é a prova disso!! Vc poderia abordar um pouco de hemodiálise… Seria possível para gatos com IRA? Para retirar da crise?
    ps: lindo o gato da foto, um abssínio?

    Responder
  4. Reginaldo Pereira
    Reginaldo Pereira says:

    Olá Nina!Como respondi anteriormente,a cistocentese é um método simples e muito mais livre de contaminações,por isso é o método de escolha para qualquer urinálise em felinos.Mas o importante é pedir o exame juntamente com a urinálise,me preocupo e não sei por qual razão o sumário de urina é tão esquecido.
    Anotei a sugestão aqui e o gatinho é abissínio sim…minha raça favorita.Abraço!

    Responder
  5. SABRINA
    SABRINA says:

    Ola! me chamo sabrina e gostaria de tirar algumas duvidas com o sr. Em setembro de 2009,perdi um gato de 4 anos de idade com insuficiencia renal cronica, a veterinaria suspeitava que ele fosse fiv ou felvo positivo,porque faziamos soroterapia nele todos os dias e a creatinina na abaixava de jeito nenhum,levei em outros veterinarios mas sempre faziam as mesmas coisas soro na veia e etc.. Nunca fiz o exame do fiv/felv neste gato porque ele è muito caro aqui no Rio, em fim ele teve uma morte horrivel que me deixou arrasada,meu gato sofreu muito e eu junto com ele, no decorrer do tratamento de tanto tomar soro o vg dele foi a 10, praticamente sem sangue, ela quis fazer tranfusao mas na mesma semana ele morreu. Agora estou com um gato de aproximadamente 4 anos tbm, fiz exame de ureia e creatinina e deu 2,2 a creatinina. A veterinaria disse que por enquanto nao vai fazer nada porque nao vai considerar esse valor alto, mas eu estou muito preocupada porque esse gato de agora è felvo positivo, estou com muito medo q ele sofra igual o outro sofreu, não quero ver meu gato definhando e morrendo aos poucos como o outro. Gostaria de saber o que o sr. me aconselha a fazer? O senhor acha que mesmo ele estando com a creatinina 2,2 que ja é um valor considerado anormal eu não devo fazer nada por enquanto e se aumentar cada vez mais?

    Responder
  6. Reginaldo Pereira
    Reginaldo Pereira says:

    Uma creatinina de 2,2 em um gato jovem como ele é bem preocupante sim Sabrina.Primeiramente deve ser aprofundado os exames para se tentar descobrir a causa desse aumento e já iniciar o tratamento.É importante tratar quão cedo possível.Abraço!

    Responder
  7. veronica
    veronica says:

    como se adquire essa doença? insuficiencia renal? emu gato morreu semana passada disso tentei de tudo, tomava soro de oito em oito dias, mas ele não resistiu e era novo, tinha 5 anos de idade , eu estou muito triste, um abraço, veronica !!!

    Responder
  8. Consuelo
    Consuelo says:

    Uma gata persa, com 13 anos e meio que apresente ureia e creatinina normais, mas a proteína no sumário indique +30 mg está normal? esse animal apresenta perda de peso e inflamação na gengiva e tártaros. Aguardo resposta e fico muito grata.

    Responder
  9. Reginaldo Pereira
    Reginaldo Pereira says:

    Perdão Consuelo,não pude entrar no blog antes.
    O resultado têm que ser avaliado mediante outros exames e quadro clínico,mas não me parece normal não!
    Avalie a relação proteína/creatinina urinária!
    Abraço!

    Responder
  10. Consuelo
    Consuelo says:

    Muito obrigada. Infelizmente deram esses exames como normais, mas minha gatinha fez o procedimento bucal, tomou inalatóris e veio a falecer dias depois com insuficiência renal aguda, segundo disseram. A ureia e creatinina só subiram após a cirurgia? que raio de exame é esse que nada acusa nem no hemograma ,nem no sumario, nem no ultrasson? Estou desolada…perdi uma fillhinha amada.Só o sumario de urina apresentou : proteina +30mg… acharma que isso não era significante.Muito grata a vc.

    Responder
  11. Consuelo
    Consuelo says:

    Continuo pesquisando para entender o que ocorreu com meu animalzinho. Qdo puder, respoda-me: minha gata já estava portadora de IRC e naum de IRA. Concorda? Ela apresentava proteina na urina, um odor urêmico no pelo, inclusive na cabeça,que era tão cheirosa antes, emagrecimento…e todos achavam que era só tratar os tartaros. A anestesia acabou de piorar o quadro dela e tirar-lhe a vida. Teria que ser diagnosticado antes a Insuficiência Renal, para só depois, em condicões,ser anestesiada e tratada. Naum? Muito obrigada.

    Responder
  12. Reginaldo Pereira
    Reginaldo Pereira says:

    Os exames pré-operatórios são importantíssimos para a realização de procedimentos cirúrgicos,principalmente para uma tartarectomia.
    Gatos geriátricos são ainda mais propícios a problemas anestésicos.Abraço!

    Responder
  13. Consuelo
    Consuelo says:

    Obrigada Dr. Reginaldo Pereira e parabéns pelo seu trabalho que merece ser sempre divulgado e eu o farei em todas as oportunidades ressaltando a importância da avaliação proteína/creatinina urinária para o diagnóstico precoce da insuficiência renal em felinos.

    Responder
  14. Izabel
    Izabel says:

    olá…

    Minha pergunta não foi postada aqui e nem respondida…

    Peço urgência por favor…
    Sei que deve estar ocupado mas por favor ache um tempinho…

    Agora ele está com uma infecção intestinal que pegou também o fígado e virou também pancreatite,está tomando soro e a diarréia ainda não parou,parece estar diminuindo mas ainda duas ou três vezes ao dia ,espero que hoje seja uma vez apenas e ela está bem líquida…

    Quanto a insufiência renal,a uréia e a creatinina normalizaram…

    Ele está internado há 4 dias… e está bem espertinho…

    Por favor não esqueça de mim…

    Ele é muito importante para mim…

    Obrigada pela atenção.

    Responder
  15. Izabel
    Izabel says:

    Olá dr.
    Meu gatinho tem 17 anos e está com insuficiência renal .Está com 2,4 de creatinina e 89 de uréia.
    Está tomando soro todos os dias,subcutânea e há 3 dias na veia. Já tem uma semana.
    Está desidratado mas parece que isso está melhorando.
    Toma Lotensin e ketosteril.Plasil para náusea um probiótico para diarréia.

    A diarréia não pára nem com o remádio.
    Agora está tomando frutose junto com o soro mas só pode ser na veia e ele vai voltar com a subcutânea para não magoar muitto a veia.
    Suas pupilas estão dilatadas o tempo inteiro e agora está voltando ao normal aos poucos.

    Ele não come nada vai fazer uma semana,não quer comer e a diarréia não pára…

    Posso dar chá ou suco de maçã ou goiaba e empurrar com a seringa na boca dele?

    Desde já agradeço.

    Muito bom seu blog.

    Responder
  16. Reginaldo Pereira
    Reginaldo Pereira says:

    Izabel,vc é de onde?
    É difícil opinar de longe,o colega que tá acompanhando o caso é especialista?Pancreatite tb?
    Suco de maçã ou goiaba não resolve,pq gato é carnívoro.Existem rações úmidas que são mais indicadas.Abraço e obrigado

    Responder
  17. SABRINA
    SABRINA says:

    Boa noite querida,
    Sei o quanto é difícil, pois perdi um gato que amava muito com insuficiencia renal, mas nao empurre maça nem cha de goiaba na seringa, ois nem tudo que é bom p/ gente é bom p/ os gatos, peça sempre orientação do med. veterinário. Melhoras para seu bichano. Bjs

    Responder
  18. Inara Zanetti
    Inara Zanetti says:

    Boa Tarde!
    Dr. Reginaldo tenho um gato de aproximadamente 10 anos, pois este foi adotado.
    Ele desde novembro de 2013, esta tomando soro ,pois a Veterinaria diagnosticou atraves de exame de sangue a creatinina alta.
    Dr. há 2 meses ele esta fazendo 2 vezes por dia o soro subcutaneo ,ele esta tomando 500mg por dia,e a creatinina dele nao abaixa só tem aumentado.
    Fiz um exame de sangue para ver se ele tinha uma doença da Pulga,mas deu negativo, amanha estarei levando para verificar a pressao arterial.
    Peço que me ajude ,me oriente o que devo fazer? amo muito meu gato nao quero ve-lo sofrendo.
    Obrigada
    Inara

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *